O Clube


O Bela Vista FC foi fundado em 21 de abril de 1930 por um grupo de desportistas sete-lagoanos. Pelo empenho a causa e atuação destacada, Juvenal Estanislau de Souza, Antônio Bento Ferrouca, Tito Alves Costa e Moacir Alves Costa são considerados seus fundadores e formaram a primeira diretoria do BV, como é carinhosamente chamado por sua torcida.

Os entusiasmados diretores construíram o primeiro campo do clube que estava localizado a rua Paulo Frontin na cidade de Sete Lagoas. Com o correr do tempo, o considerável aumento dos associados e a estabilidade financeira do clube, foi construído posteriormente uma praça de esportes com os melhoramentos que se via nos estádios profissionais da época. O Bela Vista foi o primeiro clube de sete lagoas a colocar alambrado em seu campo.

Em 1944 o Bela Vista foi campeão do I Campeonato Regional, promovido pela Liga de Futebol Sete-lagoana.  Criou uma hegemonia na divisão amadora sagrando-se campeão nos anos de 1945, 1947, 1949, 1950, 1951, 1952 e 1953. Fez jogos memoráveis, levou ao seu estádio numerosos públicos e enfrentou os principais grêmios profissionais no estado de Minas Gerais e do Distrito Federal.

Equipe Campeã Regional 1944
Gigante da Colina, como ficou conhecido, disputava com o Democrata o maior clássico do futebol amador da região nas décadas de 40 e 50 conhecido como o "Clássico do Sertão". Esta rivalidade era tanta que em 1958, diante da grande expectativa das torcidas, o primeiro jogo profissional entre as duas equipes sete-lagoanas foi marcado para o estádio Independência em Belo Horizonte. Partida que o Bela Vista venceu por 1 a 0.

Além do intercâmbio esportivo o Bela Vista proporcionava o seus adeptos diversão e o estreitamento das relações. Possuía organizado Departamento Feminino.  Senhoras e senhoritas da sociedade sete-lagoana organizavam festas de grande sucesso na época. Participavam do carnaval, apresentando o clube em carros alegóricos em desfile pela cidade.

Campeonato Mineiro 1958

O ano de 1958, marcante para os brasileiros pois o Brasil sagrava-se campeão da Copa do Mundo na Suécia, marcou também a história do BV. O clube disputou seu 1º Campeonato como equipe profissional e fez o que era comum para os grandes times do futebol brasileiro da época: foi excursionar pela Europa jogando contra os principais clubes do continente europeu como o poderoso Real Madrid de Di Stéfano, Puskas, Gento, Kopa, Santamaria e Rial, considerado o melhor time do mundo na época.

Equipe do Bela Vista no Estadio Santiago Bernabeu
em partida amistosa contra o Real Madrid em 1958

Uma das maiores referências do futebol do clube é o ex-jogador Genuíno, um atacante que chegou a ser, por muitos, comparado a Pelé. Segundo o saudoso cronista esportivo Armando Nogueira, Genuíno foi um dos maiores jogadores que já viu jogar.

Genuíno
Em 1963, o BV voltou a dedicar-se exclusivamente ao futebol amador e continuou colecionando títulos, levando numerosos públicos ao seu estádio e fazendo jogos memoráveis proporcionando alegria à sua apaixonada e fiel torcida. No fim da década de 80 o time retornou aos campeonatos profissionais, participando do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão e conquistando o acesso à Segunda Divisão.


Equipe Juvenil 1950

O Bela Vista foi sempre um celeiro de craques, exportados para os grandes centros esportivos do país desde a sua fundação. De suas fileiras saíram Genuíno, o grande centroavante de fama nacional; Joel, do Bangu; Vandinho, do Vasco da Gama; Ayres e Danilo, do Metaluina; e Biguá, do Democrata.

Referência na descoberta e formação de atletas, em sua história recente, jogadores como o zagueiro Thiago Heleno, atualmente no Atlético Paranaense, o lateral direito Marcos Rocha, atualmente no Palmeiras e o zagueiro Gabriel, atualmente no Clube Atlético Mineiro, saíram das categorias de base do clube.



Nenhum comentário